sábado, 23 de julho de 2016

O título

Como se sabe, o título na redação do ENEM não é obrigatório! Isso, no entanto, não impede que o candidato lance mão de tal recurso textual como forma de produzir sentido. Logo, intitular pode ser extremamente interessante quando se pensa na nota máxima.
O problema é que muitos candidatos têm dificuldade de escolher um título adequado e que contribua para a expressividade do texto. Uma forma boa de criar títulos é buscando frases e/ou locuções presentes em músicas, filmes e tal. Para isso, recomendo que o aluno pré-selecione algumas dessas pretensas expressões que encabeçarão sua redação.
Vejamos, então, um exemplo. Chico Buarque (conhecido compositor, escritor e cantor brasileiro) compôs uma canção chamada "Fado Tropical". A letra fala da tentativa de elevar o Brasil ao grau de importância que Portugal possuía quando nosso país fora uma colônia lusitana. Entre vários versos especiais, está o seguinte: "Ah, esta terra ainda vai cumprir seu ideal". Tal verso pode ser usado como título em textos que tematizem problemas sistemáticos do Brasil e que vislumbrem uma saída para os mesmos.
Fica a dica, meninos!

Foto: http://www.jobim.org/chico/handle/2010.2/1461 (Acesso em 23 de julho de 2016)

segunda-feira, 4 de julho de 2016

O LIXO

Uma das maiores preocupações da vida urbana é a produção de lixo. A reciclagem certamente é uma das mais eficazes formas de se minimizar a perda de materiais e o dano que causamos ao meio ambiente. Há diversas empresas que já reutilizam a matéria-prima de seus produtos. Isso tem atenuado a escassez de muitos minérios, por exemplo.
Alguns artesãos conseguem dar uma pitada de arte à reciclagem.
Imagem: http://meioambiente.culturamix.com/lixo/reutilizar-o-lixo

domingo, 3 de julho de 2016

Ainda sobre o agronegócio



O agronegócio brasileiro é, sem dúvida, um dos poucos setores que tiveram alta nas arrecadações em 2015. Mesmo assim, urge que medidas sejam tomadas para modernizar essa produção e distribuí-la o mais rápido possível. Para isso, investimento em estradas, portos e ferrovias é algo essencial não só por parte do Governo Federal como também partindo da inciativa privada.

Imagem: http://www.faculdadecna.com.br/agronegocio

sábado, 2 de julho de 2016

O Agronegócio

O agronegócio é um dos grandes impulsionadores econômicos do Brasil. Nos últimos anos, além das questões climáticas, vários foram os empecilhos enfrentados pelos produtores rurais e empresários do setor. A crise política certamente foi uma das responsáveis pelo enfraquecimento de tal área, pois o nosso país não foi capaz de fechar grandes acordos internacionais que ampliassem o escoamento do que produzíamos. Não bastasse isso, a falta de incentivo à produção agrícola fez o brasileiro sofrer com a alta no preço e a escassez de feijão, arroz, entre outros. Na Região Norte, fazendeiros ainda convivem com a incógnita da construção de usinas hidrelétricas e a demarcação de terras (ora para a reforma agrária, ora para reservas indígenas). O quadro se mostra bastante negativo ao agronegócio.
Fica a dica!

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Sobre a música "Dinheiro"

Arnaldo Antunes é um dos grandes nomes da música nacional. Em uma de suas canções, "Dinheiro", há uma crítica ao apego das pessoas pelo vil metal! Porém, lucidamente, o eu lírico enfatiza em tal letra musical a efemeridade do dinheiro, a fugacidade e a instabilidade do Ter ("Dinheiro é um pedaço de papel/ pega fogo fácil./ Depois de queimar/ dinheiro vai para o céu/ como fumaça./ Aí não se usa mais").
Usem  para ampliar a explicitação do repertório cultural de vocês!